terça-feira, 3 de setembro de 2013

Humanização é com o Mundo Animal!

Quando fiz este texto e publiquei no Facebook, em recente madrugada, não tive pretensão de nenhuma grande análise – apenas quis dizer que nosso sistema de saúde está uma porcaria, uma m... (o público, e acrescento agora o de planos de saúde) . E que é simplória a tese de que Mais Médicos é solução.

"Os médicos têm razão em quase tudo que envolve suas críticas ao Programa Mais Médicos. Erramos ao não abordar melhor ao longo da história recente alguns problemas, principalmente aqueles difíceis de diferenciar entre problemas do sistema e má vontade dos profissionais que nele atuam. Demandaria tempo com explicações [do óbvio aparente] e algumas atitudes que, por não serem isentas de riscos, estamos adiando demais como corporação. Os usuários do SUS e outros eleitores não enxergam o todo. E os médicos ficam irritados com eles, o que só tem piorado a atual situação. O momento é complexo e estamos perdendo a briga. A culpa do caos na saúde pública é nossa. O Governo aponta com solução e humanização.

Encontro-me aguardando cirurgia da minha cadela Mel. Chegando ao hospital veterinário, foi atendida em menos de 10 minutos. Em 30 minutos, tinha a ecografia abdominal laudada e o diagnóstico confirmado. O tempo até a primeira dose do analgésico e depois do antibiótico foi impressionantemente ágil. Padilha utiliza-se de um discurso cheio de verdades, fala em mais atenção e menos exames, mas distorce a realidade dando a entender que mais coisa é supérflua do que realmente é. Para quem não é profissional da saúde entender, uma ecografia deve ser vista em algumas situações, tanto na atenção básica quanto em urgências, como extensão ideal do tradicional exame físico. Padilha quer fazer acreditar que com boa vontade, basta Mais Médicos. E tem tido resultado!

Em longos anos trabalhando no Hospital Conceição, modelo para o Ministério da Saúde, e de onde saí porque literalmente enchi o saco, poucas vezes vi algo parecido com o que presenciei no hospital veterinário. Qualquer primeiro atendimento costuma demorar mais (embora falem em ‘acolhimento’); uma ecografia quando realizada em 24hs no Conceição era motivo para almoço festivo no Bourbon Country (mas adoram falar em ‘humanização’). O que dizer então das organizações de saúde menores do SUS? O que é acolhimento e humanização???

Nós médicos não nos damos conta que as pessoas leigas não percebem o óbvio ao discutir Saúde. Humanização no setor deveria se traduzir por mais eficiência (a mesma que encontrei no Mundo Animal) e menos discurso. Segurança do paciente, a nova onda do Governo, é ciência a ser aplicada em sistemas funcionando minimamente bem, com foco no erro humano e no que chamo de “erro do bem”. Pois no Mundo Animal percebi cenário interessante para aplicar cada capítulo do livro que recentemente ajudei a traduzir (Compreendendo a Segurança do Paciente, Artmed 2013). Diga-se de passagem, no hospital veterinário fui apresentado a consentimento informado do jeito que tem que ser. Primeiro fui informado bonitinho, depois assinei um termo. Processo funcionando melhor que em muito hospital com isenção fiscal pelo Governo, de parcerias público-privadas de efetividade questionável, e selos de qualidade por acreditadoras nacionais ou até internacionais.

O SUS talvez não precise se preocupar imediatamente com o livro sobre segurança do paciente. Eu diria que só depois de chegar no patamar do Mundo Animal. Seria algo como desumanizar para humanizar de verdade.

Fazendo o mínimo que tem que ser feito, importa pouco o resultado. Difícil é quanto falta o básico e ainda sobra demagogia. Capítulo do livro Compreendendo a segurança do paciente, como, por exemplo, Erros cirúrgicos, só faz sentido se negligência e desprezo não estiverem saltando aos olhos, sob a forma de "erros do mal" impostos por sistema capenga e responsáveis mequetrefes. Naqueles funcionando minimamente bem, aprendi estudando erro humano que é possível e existe o dever de melhorar, mas sequer incluo esta etapa na minha equação de satisfação do usuário, de forma que ao Mundo Animal, independente do resultado e da interposição de eventuais erros, já posso dizer “muito obrigado”.

Ao usuários do SUS, desejo sorte, variável que considero pouco importante, mas é o que estamos podendo oferecer."

Publicado, recebi resposta. Insinuando que terei portas fechadas em territórios de meu interesse com este tipo de crítica. Perco oportunidades, mas não abandono algo que considero precioso: capacidade de pensar, criticar. Se for necessário, mudo de opinião, mas omitir-se é covardia.

Quem pensa que o contraponto atacou questões como o fato de que a assistência veterinária que valorizei poderia ser facilmente comparada com o sistema de saúde norte-americano, onde para quem tem acesso/cobertura o resultado é bom, existindo, no entanto, milhões de “uninsured patients”, jogados a própria sorte, está enganado. Acabo de receber uma enorme resposta tentando dizer que o sistema que estou criticando está ficando uma maravilha, que nunca na história desde país..., tudo graças aos esforços do PT e da esquerda brasileira. E aí, meus caros, desisto seletivamente até mesmo de pensar. Não se converte ninguém já com pacto firmado para campanha eleitoral. Nossa única chance de melhorar seria através de visões mais críticas sobre justamente o que defendemos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...