domingo, 20 de maio de 2012

Discussão sobre MH, qualidade assistencial e segurança do paciente no Piauí

Os benefícios da Medicina Hospitalar foram discutidos neste fim de semana durante curso promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, no Hospital Getúlio Vargas (HGV). A ideia é trazer o método para o Piauí, que consiste em aperfeiçoar a gestão de leitos e dar segurança ao paciente, através da figura do médico hospitalista e sua equipe. O curso foi coordenado pela médica piauiense Patrícia Mello (foto), que contou ainda com a parceria dos palestrantes gaúchos Guilherme Barcellos e José Miguel Dora. Renomados profissionais da área hospitalar do Piauí também participaram do evento.

Para o Superintendente de Assistência à Saúde da Sesapi, Ernani Maia, a ideia é trazer a especialidade para o maior hospital público do Piauí. "Estamos certos que esta prática é econômica e salva vidas. Neste curso foi plantada uma semente. Como resultado, vislumbra-se lógica assistencial e lógica administrativa operando de forma associada, com foco no paciente e na eficiência dos serviços”, destaca o superintendente da Sesapi.

Carlos Iglezias, diretor do HGV, disse que apoia e luta diariamente por toda e qualquer iniciativa visando melhorias. “Estamos querendo reinventar a forma de se fazer saúde pública no Piauí. Percebemos que em outros estados e em outros países os médicos hospitalistas colaboram através de um modelo respaldado por referências bibliográficas consagradas e evidências específicas, cujos dados apontam para uma expressiva redução de custos com mais eficiência e qualidade”, afirmou.

Patrícia Mello adianta que o Estado sai na frente de outros do Nordeste, pois já pensa em formar equipes de hospitalistas para atuar em alguns hospitais do Piauí. Ela garante que o curso é um marco na medicina local.

Por Adriano Magno, Secretaria de Estado da Saúde do Piauí

            ----------------------------------------------------------------------------------------

Ficou a convicção de que irão avançar. Porque a Sesapi parece estar decidida a buscar melhorias no modo como prestam cuidados hospitalares e porque a médica Patrícia Mello, líder escolhida pelo Superintendente de Assistência à Saúde, atuou muitos anos nos EUA e demonstrou conhecer tudo sobre MH, o escopo de atuação dos hospitalistas, barreiras e facilitadores.

Quero aproveitar para agradecer publicamente ao Miguel Dora pela parceria. Dora não é um hospitalista. Escancara fato de que ainda precisamos hospitalistas com a expertise dele para fazer bombar a MH brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...