A investigação do Escritório Australiano de Segurança em Transportes descobriu que, enquanto o avião descia de 850 para 300 metros, em cerca de dois minutos, os pilotos não tomaram as medidas necessárias de preparação para o pouso - inclusive baixar o trem de pouso. Quando o avião estava em uma altitude entre 760 e 600 metros, o celular do comandante começou a tocar por causa de mensagens de texto recebidas. O piloto não respondeu aos chamados do co-piloto, que viu o comandante "preocupado" com o telefone.
Mas mesmo depois disso, nenhum dos dois percebeu que o trem de pouso ainda não havia sido baixado - isso só aconteceu depois que um alerta soou aos 220 metros de altitude. Quando o piloto iniciou os procedimentos para baixar as rodas, o avião já estava muito baixo, e outro alarme começou a soar. A 120 metros de altitude, a tripulação abandonou a tentativa de pouso e retomou altitude. A companhia aérea disse que, na época do acidente, alertou aos funcionários sobre a importância de desligar seus telefones durante os vôos.
Fonte: Terra
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