quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Acreditação Hospitalar: É tudo isto ou Photoshop?

Em novembro, eu havia inserido este vídeo com a seguinte provocação: Não duvido que estes hospitais privados anunciem possuir Programa Cirurgias Seguras Salvam Vidas e fazer Time-out...



Pois este desdobramento da matéria (abaixo) me fez ir na página de instituição envolvida, e, sim, anunciam possuir Programa Cirurgias Seguras Salvam Vidas e fazer Time-out...



O site do hospital informa:

Procurando sempre a excelência, em 2010 o hospital começou a trabalhar com o Protocolo da Cirurgia Segura e desde então, muitas cirurgias foram feitas. Com o crescimento das equipes e incorporação de novos profissionais, habitualmente são realizados cursos de reciclagem e treinamentos com todos os profissionais envolvidos. O benefício é de todos: profissionais médicos, que terão mais tranquilidade durante os atos cirúrgicos, pacientes que terão mais segurança e a própria sociedade, que terá mais qualidade assistencial. Convidamos todos a participar deste protocolo. Todos por Amor à Vida.

E vai além...

Foi o primeiro hospital da América Latina a receber a certificação ISO 9001:2000, tendo sido recertificado no primeiro semestre de 2010 pela última versão do selo de qualidade respeitado internacionalmente, a 9001:2008. O reconhecimento resulta de anos de investimentos: desde 1998 a instituição trabalha incansavelmente na implementação de processos que primem pela excelência. Os gestores seguiram depositando recursos e muita energia na Qualidade e alcançaram, em 2003, a Acreditação Plena - Nível II, concedida pelo Ministério da Saúde/ONA. Mais uma vez largou na frente, conquistando em 2006 o Nível III de Certificação da ONA e o principal de todos, a Acreditação com Excelência, tornando-se o primeiro hospital do Brasil a figurar no ranking da ONA. Na prática, uma instituição hospitalar que opta por adotar sistemas de qualidade tem, entre seus principais objetivos, a oferta de segurança e assistência de elevado padrão. Isso porque cada um dos modelos – seja a ISO, a Acreditação ou o PNQ – determina o foco no cliente, a visão de mercado, prevê a padronização de todos os processos, a mensuração de indicadores e a realização de melhorias contínuas. O Hospital é submetido a auditorias periódicas, por entidades independentes, que visam avaliar se aquilo que está escrito no documento da Qualidade realmente ocorre.

Trazendo forte o discurso da humanização:
A humanização na assistência compreende um olhar integral para o paciente, ou seja, com atenção às suas necessidades físicas, emocionais, sociais e espirituais. Concebemos cada serviço considerando essa premissa. Tornamos a humanização tangível, desde a arquitetura das unidades até a definição dos processos de atendimento.

Devemos usar disto para gerar debates e melhorias, e fazer da Acreditação algo ainda melhor do que é. Por se tratar de algo bom e necessário, só tem a fugir desta discussão quem no fundo não gosta da Acreditação como na sua base teórica, e dos benefícios inequívocos que o processo traz.

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